quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ATIVIDADE CURSO LINUX NTE 06


CURSO: Ensinando e Aprendendo com as TIC
UNIDADE II
TEMA: Internet, Hipertexto e Hipermídia


LOCAL: COLÉGIO ESTADUAL DULCE ALMEIDA – CEDA - ITAGIBA
PROFESSOR RESPONSÁVEL: CIRO DOS SANTOS SOUZA
TEMA DA ATIVIDADE: O ESTUDO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DE PARÓDIAS
TURMA : 3º ANO A DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 06/10 à 03/11 de 2009.

OBJETIVOS:
GERAL:
Despertar no alunado o interesse pelos temas propostos na disciplina de história através do uso da música e das mídias tecnológicas como recurso estimulante capaz de despertar a curiosidade e o prazer de todos envolvidos na execução da atividade proposta, bem como aproximar o conteúdo escolar com a vivência prática do aluno.

AREAS DO CONHECIMENTO:
 HISTÓRIA
 GEOGRAFIA
 PORTUGUÊS

ESPECÍFICOS:
 Aprendizado prazeroso dos conteúdos
 Uso de recursos tecnológicos
 Dinamizar as aulas de História

RECURSOS UTILIZADOS:
 TV Pendrive
 Som microssistem
 Máquina fotográfica
 Violão
 Computador
 Quadro
 Cd,s

ROTEIRO DA ATIVIDADE:
 O professor explica para a turma como fazer
 Divide a turma em equipes
 Faz o sorteio dos temas propostos
 Os alunos pesquisam (livros, Internet)
 Apresentam em forma de oficina
 Finalizando com uma paródia criada por eles.

APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE:

Cada equipe composta por aproximadamente seis alunos iram preparar uma oficina com o tema proposto, sendo que as atividades e dinâmicas deveram ser pesquisadas ou criadas pelos próprios alunos com a orientação do professor. Para finalizar os alunos da equipe iram apresentar uma paródia criada por eles, depois de terem distribuído copias da letra previamente para os colegas, assim acompanharem cantado, aprendendo e animando a aula. Após apresentação de todos as equipes o professor orienta os alunos a criarem um blog para cada que cada equipe possa postar como foi a experiência de ter realizado o trabalho, destacando as dificuldades, o que aprenderam e sugerido novas idéias para a melhoria desta atividade.

TÓPICOS PARA AVALIAÇÃO:

 Observar o conhecimento da equipe a respeito do tema
 Analisar a ligação das atividades e dinâmicas com o tema
 Observar o envolvimento da turma
 Analisar a letra da paródia, observando se historicamente satisfaz os objetivos
 Análise do blog de cada equipe.
http://www.linyshow16.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário