CURSO: Ensinando e Aprendendo com as TIC
UNIDADE II
TEMA: Internet, Hipertexto e Hipermídia
LOCAL: COLÉGIO ESTADUAL DULCE ALMEIDA – CEDA - ITAGIBA
PROFESSOR RESPONSÁVEL: CIRO DOS SANTOS SOUZA
TEMA DA ATIVIDADE: O ESTUDO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DE PARÓDIAS
TURMA : 3º ANO A DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 06/10 à 03/11 de 2009.
OBJETIVOS:
GERAL:
Despertar no alunado o interesse pelos temas propostos na disciplina de história através do uso da música e das mídias tecnológicas como recurso estimulante capaz de despertar a curiosidade e o prazer de todos envolvidos na execução da atividade proposta, bem como aproximar o conteúdo escolar com a vivência prática do aluno.
AREAS DO CONHECIMENTO:
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
PORTUGUÊS
ESPECÍFICOS:
Aprendizado prazeroso dos conteúdos
Uso de recursos tecnológicos
Dinamizar as aulas de História
RECURSOS UTILIZADOS:
TV Pendrive
Som microssistem
Máquina fotográfica
Violão
Computador
Quadro
Cd,s
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
O professor explica para a turma como fazer
Divide a turma em equipes
Faz o sorteio dos temas propostos
Os alunos pesquisam (livros, Internet)
Apresentam em forma de oficina
Finalizando com uma paródia criada por eles.
APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE:
Cada equipe composta por aproximadamente seis alunos iram preparar uma oficina com o tema proposto, sendo que as atividades e dinâmicas deveram ser pesquisadas ou criadas pelos próprios alunos com a orientação do professor. Para finalizar os alunos da equipe iram apresentar uma paródia criada por eles, depois de terem distribuído copias da letra previamente para os colegas, assim acompanharem cantado, aprendendo e animando a aula. Após apresentação de todos as equipes o professor orienta os alunos a criarem um blog para cada que cada equipe possa postar como foi a experiência de ter realizado o trabalho, destacando as dificuldades, o que aprenderam e sugerido novas idéias para a melhoria desta atividade.
TÓPICOS PARA AVALIAÇÃO:
Observar o conhecimento da equipe a respeito do tema
Analisar a ligação das atividades e dinâmicas com o tema
Observar o envolvimento da turma
Analisar a letra da paródia, observando se historicamente satisfaz os objetivos
Análise do blog de cada equipe.
http://www.linyshow16.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário